Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

FILME TERRA E LIBERDADE

Inez Signor de Lara
Acadêmica do 4º semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais
UFFS - Erechim 

Em meados dos anos 30, DAVID CARR deixa a cidade de Liverpool para lutar por seus ideais na Guerra civil Espanhola, sendo esta guerra um dos acontecimentos mais marcante na história do século XX, onde se desenvolveu uma crise mundial provocada pela Primeira Guerra Mundial, onde provocou uma grande crise na Economia. Visto que após 1929 esta crise afetou totalmente o mundo inteiro, onde gerou um grande desemprego e pobreza em toda a Europa. Visto ter sido esta a causa pelo surgimento e desenvolvimento das forças populares de esquerda, e também ao mesmo tempo das forças Racionais Fascistas. Podendo se perceber assim que na Espanha esta situação teria provocado a Guerra Civil, de 1936 a 1939. Quando um golpe militar apoiado pelas forças de direita provocou a divisão do país.  A intenção do golpe seria acabar com o regime Republicano instituído desde 1931, onde tinha acontecido varias reformas onde nas quais muitos setores principalmente os mais conservadores do país não concordavam com as mesmas. Principalmente os Latifundiários e a Igreja Católica, sendo os que foram os mais afetados.
Assim se desencadeou um conflito entre REPUBLICANOS, COMUNISTAS E ANARQUISTAS. Sendo que o conflito teve de um lado os Republicanos onde eram apoiados pelos grupos de esquerda – comunistas e anarquistas. E do outro lado onde estavam os grupos fascistas e os grupos mais conservadores.

Sendo que a Itália e a Alemanha lutaram a favor dos fascistas espanhóis. Enquanto a Inglaterra e França se mostraram neutros nesta situação. Porem a União Soviética foi que ajudou com a parte material enviando armas e assessores.
Mas a maior ajuda para os Republicanos foi das Brigadas Internacionais onde com grupos de voluntários de vários paises foram combater na Espanha. No inicio de 1937, visto que as Brigadas se destacaram na vitória sobre as tropas Italianas, sendo que em abril do mesmo ano, a aviação Alemã mostrando apoio aos nacionalistas bombardeou a cidade basca de Guernica.
Fazendo uma comparação com a democracia e autogestão: na democracia podemos entender que a sua principal função é proteger os direitos humanos como a liberdade de expressão e de religião, o direito a proteção e liberdade de ir e vir,  o poder de participar legalmente na vida política, podendo criar partidos,  sindicatos, formar chapas e também votar e ser votado. Tendo assim a oportunidade de participar, organizar, ou seja, fazer parte na vida política, econômica e cultural da sociedade. Onde as eleições são livres e abertas para todos os cidadãos. Nas democracias as eleições não podem ser fechadas e não pode ter ditadores ou um partido único. As eleições são disputadas pelo voto. E pelo povo.
A democracia tem como dever de assegurar os direitos que todos os cidadãos tenham os mesmos direitos e deveres, ou seja, a mesma proteção legal perante o Estado.  
Mas a democracia pode variar no sistema político, social, ou cultural dependendo de cada país. Pois as democracias se baseiam mais nas praticas culturais baseadas mais em seus princípios fundamentais. E não em praticas.
Por autogestão entendemos que seriam as experiências dos trabalhadores obtidas no interior da sociedade capitalista, a conquista do direito a propriedade. Agora não mais individual, mas coletiva.

Referências

VIANA, Nildo. Democracia e Autogestão. S.d. Disponível em: www.achegas.net/numero/37/nildo_37.pdf
Terra e Liberdade (Land and Freedom, 1995). Diretor: Ken Loach. 109min.

2 comentários:

  1. Para cooperar com a abordagem apresentada no texto trago oque Diego Santillán fala sobre o capitalismo, segundo ele o capitalismo produz oque gera lucro. A autogestão produz oque é necessario. Por isso em frente a crise pós Primeira Guerra na Espanha a nessecidade do povo se organizar e buscar a Revolução para combater o capitalismo.

    ResponderExcluir
  2. A leitura do texto aborda com bastante propriedade o conceito de democracia moderna, uma democracia representativa, como capaz de assegurar o direito de todos. Poderia ter abordado um pouco mais a democracia direta - que é como o autor Viana compreende a "autogestão", já que para o autor estas expressões – democracia e autogestão - são vistas como opostas. Segundo Viana "autogestão social é distinta e incompatível com democracia representativa".

    ResponderExcluir